Acesso ao Saneamento Básico

Saneamento | Água Potável

De acordo com os dados do Programa Conjunto de Monitoramento (PCM 2015a), publicado no site www.saneamentobásico.com.br, indicam que houve em 2015 um crescimento constante de acesso à cobertura de água e saneamento rural na América Latina e no Caribe.

Sobre a questão do saneamento ou manipulação adequada dos excrementos, estima-se que 64% da população rural da América Latina e o Caribe tiveram acesso a saneamento melhorado em 2015; em alguns países, teria havido um aumento dramático nesta matéria.

É o caso do Equador, Honduras e Paraguai, que se destacam por sua impressionante melhora, tendo aumentado a cobertura em mais de 25 por cento desde 2000, enquanto níveis mais baixos são mantidos na Bolívia e Haiti.

Por outro lado, também têm melhorado a cobertura de acesso à água potável, e no ano 2015, 84% da população rural teve acesso a um serviço de água melhorada.

Países que aumentaram significativamente a sua cobertura de acesso à água potável desde 2000 foram Paraguai (43%), Chile (25%), El Salvador (22%) e a Bolívia (21%).